FMR Tecnologia - O que é Engenharia Social?

O que é Engenharia Social?

engenharia_social

 

Termo utilizado para representar práticas, sejam eles cibernéticas ou não, aonde pessoas visam obter informações importantes de pessoas ou instituições para utilização maliciosa.

 

Você pode receber um telefonema da "operadora do cartão de crédito" avisando-lhe foi detectada uma suposta compra fraudulenta e por segurança seu cartão acaba de ser bloqueado. Nessa situação algumas pessoas ficam gratas pelo cuidado com que a "operadora de cartão de crédito" tratou do ocorrido e acabam "baixando a guarda", ai o atendente solicita a confirmação de alguns dados sigilosos, alegando que precisa dessas informações para gerar um novo cartão.

 

Pronto! você acaba de cair no golpe.

 

E esse golpe foi aplicado através de Engenharia social, ou seja, manipulação psicológica.

 

Na área da segurança de informação, esse ataque pode ser realizado através de e-mails falsos, sites fraudulentos, arquivos infectados, um pendrive "achado" no chão, etc.

 

O objetivo desse tipo de ataque nem sempre será relacionado à área financeira, mas também, para obter informações críticas das empresas ou obter acesso indevido à rede de computadores daquela organização.

 

Sempre desconfie de e-mails, anúncios com promoções irresistíveis, alertas de bancos, governo e até mesmo mensagens de amigos que te enviam links nas redes sociais. Questione se é um mensagem real.

 

Evite conversas desapropriadas sobre sua empresa em locais públicos, ou na presença de estranhos.

 

Uma boa ferramenta de Antivírus como o Bitdefender aumenta muito o nível de segurança do seu ambiente, porém nada substitui as boas práticas na utilização dos recursos tecnológicos e sociais.

 

Fale Conosco